Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O SONHO E AQUILO QUE SOMOS

por Manuel Joaquim Sousa, em 14.07.11

«-Muitas coisas diferenciam o homem - continuou Paulo. - Acima de todas, diferencia-o a faculdade de sonhar. Na origem de tudo quanto de belo se fez na história e de tudo quanto de belo possamos fazer, na origem de todas as realizações e façanhas, sempre e sempre encontramos essa maravilhosa faculdade de sonhar. Todos sonhamos, amiga, todos. Sonhamos com um melhor mundo onde uns homens não vivam da dor de outros homens, onde se não matem crianças com metralhadoras, onde o ar se respire com liberdade. É esse o sonho que nos dá forças para lutar e para sofrer, para nos afirmarmos felizes na nossa vida, mesmo quando perdemos muito do que nos é querido. Mas não é esse o nosso único sonho. Mentiríamos aos outros e a nós próprios se negássemos que sonhamos também com a felicidade pessoal, que ansiamos ardentemente o amor, filhos que o inimigo não mate, tranquilidade, um mínimo de conforto. Os militantes dão tudo, amiga, mas não devem renunciar a nada. Se matássemos o sonho, matávamo-nos também a nós próprios como seres humanos que somos.»


Manuel Tiago, em Até Amanhã Camaradas.


 


O Homem tem a maravilhosa capacidade de sonhar e com sonho fazer grandes coisas na sua vida e no mundo. Todos sonham sem dúvida com um mundo melhor e à sua maneira, ainda que o sonho de uma pessoa possa ser o desgosto ou o sofrimento de outra.


O homem sonha e esta é uma capacidade maravilhosa, que nos proporciona a realização de coisas fantásticas na nossa vida e dos nossos desejos. Se não fosse a capacidade de sonhar, o que seria do nosso mundo e da Humanidade?


É certo que o sonho de muitos provocou o sofrimento de muitos mais, através de guerras, extermínios, tentativas de dominar, usurpação do alheio ou submissão do outro para o bem próprio, etc. Porém, por detrás de muita coisa má há muita coisa boa, que vale sempre apena lembrar e para o qual o sonho tem o seu papel importante nas grandes realizações do Homem.


Sonhamos com a concretização dos nossos projectos pessoais, com uma vida melhor, com conforto, estabilidade e com o preenchimento do coração com o amor de uma cara-metade. É o sonho que nos traz a esperança por um amanhã diferente e com o sonho podemos ganhar a capacidade de lutar pela sua concretização.


O sonho é uma constante da vida, com a qual sempre iremos conviver até ao último dia porque à vida faz falta o sonho, como sendo um alimento. Mas, não devemos deixar que esse sonho, por alguma razão, se transforme em pesadelo para nós e para os outros. Caso assim seja, estaremos a desvirtuar a magnificência desta faculdade que contribui para a felicidade do Homem.

M.Brunner 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa




Tags

mais tags