Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A PORTA DA RUA ESTÁ ABERTA. QUEM A FECHARÁ?

por Manuel Joaquim Sousa, em 18.11.14

É tão fácil um Governo tremer ainda que casos e polémicas não interfiram diretamente com o Governo - o caso dos vistos Gold fez os seus estragos políticos. O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, apresentou a sua demissão por considerar perda de autoridade. Perda de autoridade porque não tendo qualquer relação com o caso, este envolve pessoas da sua esfera de amigos e ao mesmo tempo do quadro máximo de uma polícia da alçada do seu ministério.

Sendo um ministro nem muito contestado, nem muito amado, era estável e pertencia ao núcleo duro e sólido do Governo - Pedro Passos Coelho certamente que nunca pensou nesta possibilidade. Se este Ministro que se demite sente autoridade diminuída como se consideram outros envolvidos em polémicas de forma direta? - Ministra da Justiça e Ministro da Educação - Estarão estes mais diminuídos na sua autoridade pelos acontecimentos com o Citius ou a colocação de professores respetivamente?

Como se gere um Governo - um ano antes das legislativas e em campanha - com uma demissão tão pesada quanto esta? Será a oportunidade de uma remodelação mais profunda? Se assim for, como podem os novos ministros exercerem as suas funções de uma forma provisória? Em caminhada para eleições, a remodelação terá de ser aquela que permita uma subida nas sondagens e que seja capaz de conquistar o eleitorado que se foi perdendo para o PS.

No seu artigo de opinião, Ricardo Costa, diretor do Expresso, tem a sua razão no seu comentário sobre a forma como o Ministro Miguel Macedo geriu a situação: apesar de demorar três dias, foi exemplar, evitando uma queimadela em lume brando a que estava sujeito. Como diz Pedro Santos Guerreiro, do Expresso: a porta da rua foi aberta, falta saber quem segue e a fecha.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

Anónimo a 18.11.2014

já não há ponta por onde se pegue. Demissão do GOVERNO

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa




Tags

mais tags