Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


A ALEGORIA DA PRAIA

por Manuel Joaquim Sousa, em 06.08.11

Vamos à praia! Mas, o Verão tem sido um fiasco neste início de mês de Agosto, com a chuva a fazer constantes visitas e o sol tímido ressentido da crise como se não pudesse ir à praia porque também está sem dinheiro para a viagem e para a estadia, que lá pelos lados do Algarve não é muito barata nesta altura e, por isso, seja obrigado a encurtar as férias, ou seja, menos sol que o habitual. Os portugueses também parecem estar a contar com a crise e estão solidários com a timidez deste sol. Porém, português cumpre a sua ida à praia como em outros tempos, para descansar de uns meses depressivos em que está obrigado a pensar no pior que está para vir. Como de costume, as filas rumo ao Algarve cumprem a velha tradição e não fogem às notícias do dia.
Não sou critico quanto a isso, nem tão pouco um velho do Restelo que ao ver os outros partir lamenta que tenham perdido a sanidade e estejam a condenar o futuro do país. Antes pelo contrário, prefiro incentivar as férias porque quem trabalha o ano inteiro é merecedor de um tempo de descanso, de preferência lá fora cá dentro. O nosso país vive do turismo, este é um motor que tem de ser explorado para o mercado interno e também para o mercado externo, dado que este pode ser um forte motor de dinamização da economia nacional, desde que explorado convenientemente porque dele dependem muitos postos de trabalho, de pessoas que vivem e sobrevivem do que o turismo lhes dá.
Compreendo que assim seja porque também eu cresci e trabalhei numa terra onde o turismo é um "ganha-pão" para se sobreviver no Inverno, numa terra que não tem outra forma de subsistir. Nestes tempos de crise também essas gentes sentem na pele as dificuldades e sentem muito a falta de quem quer passar umas boas férias num local calmo e agradável como é o Gerês.
Fazer o turismo como motor da economia deve ajudar ao despertar do sol em mês de Agosto, tempo que este deve estar no seu melhor.

Manuel de Sousa
manuelsous@sapo.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Cristina Torrão a 09.08.2011 às 18:14

Eu também sou de opinião de que o turismo devia ser mais incentivado, encerra em si muito potencial, tendo em conta que na maior parte da Europa reina um clima muito desfavorável para férias (vivo na Alemanha, sei do que falo).

Mas não acha que há, em Portugal, um certo preconceito contra isso? Como se as pessoas se sentissem inferiorizadas, se tivessem de viver quase exclusivamente do turismo?

P.S. Gosto muito de ler o seu blogue.
Sem imagem de perfil

De Manuel Joaquim Sousa a 09.08.2011 às 22:52

Há preconceito, muitas vezes, em relação aos que fazem turismo em tempo de crise como se isso fosse uma má atitude. Esquecem que, mesmo em crise, se tivermos a oportunidade de fazer Turismo no nosso país, sem nos hipotecarmos com empréstimos, estamos a alimentar a economia a e a contribuir para a existência de postos de trabalho.

Obrigado por gostar do Blogue. espero que volte sempre que possível. Ainda está a dar os primeiros passos.

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Agosto 2011

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa




Tags

mais tags