Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


DÁ DEUS AS NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES!

por Manuel Joaquim Sousa, em 12.03.13

Posso dizer que estou estupefacto com a reportagem que passou na SIC, em "Grande Reportagem", sobre a aquacultura.

Numa altura em que se fala de crise, desemprego, economia em estado de recessão, temos um potencial de negócio que se encontra a ser desperdiçado - um potencial que representaria milhões de lucro para a economia nacional. Ter uma extensão de 800 quilómetros de costa, com uma qualidade ambiental excelente, são um bem que não se encontra aproveitado convenientemente para a riqueza nacional. Culpados? O Estado é o grande responsável para que grandes projectos fiquem em fase de estudo por não existir uma legislação eficiente, por muitas promessas eleitorais que foram feitas e por muitos Governos que elucidados sobre o assunto, deixaram que esta área de negócio ficasse por explorar.

Uma verdadeira contradição com a necessidade crescente na importação de pescado e numa altura em é necessário lutar por um equilíbrio na balança de transacções. É incompreensível este impasse, a ponto das poucas empresas do sector recusarem inúmeras encomendas nacionais e internacionais por impossibilidade de aumentarem a produção. Incompreensível também quando o Estado está a perder uma fonte de receita na ordem dos milhões de Euros em impostos - que muito contribuiria para controlo do défice e baixa nas prestações sociais por criação de postos de emprego.

Nos áureos tempos em que muito dinheiro entrou no país vindo da CEE, muito dinheiro serviu para se abaterem frotas, em vez de se investirem em projectos rentáveis para o país e benéficos para os consumidores. Impressionante que os que querem investir se vejam mergulhados na burocracia dos pareceres e aí se gaste o dinheiro que se pode investir. Culpas também para as entidades bancárias que preferem financiar fundos e papéis especulativos, em vez de apostar em empresas que podem prosperar economicamente - aqui se vê o interesse da banca no desenvolvimento da economia.

Estudos revelam que a qualidade do peixe de aquacultura é de excelente qualidade porque tem mais nutrientes e melhor sabor que o peixe pescado no mar. Essa qualidade é fruto de investigadores muito qualificados, que procuram um equilíbrio na alimentação, para que este seja um alimento benéfico à saúde humana.

Apenas me resta dizer que "Dá Deus as nozes a quem não tem dentes".

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

Anónimo a 12.03.2013

Verdade!!! Partilho a opinião! E a revolta!! É com isto q lidamos! Então incentivamos a produção espanhola! Incentivamos a exportação! Mas incentivar o mercado nacional q é bom... :(
Imagem de perfil

Manuel Joaquim Sousa a 12.03.2013

País de burocratas por culpa do Estado e de quem nos Governa. E depois nós é que somos piegas...
Sem imagem de perfil

:P a 01.04.2013

Perto da cidade de Olhão jaz em ruínas um projecto (enorme) de aquacultura. Não lembro já bem quando foi abandonado mas salvo erro foi há uns 2 anos. Não sei pormenores sobre o caso. Vi uma vez na TV notícia sobre a falência do projecto e talvez um ano depois passeando na zona chamada Marim, junto à ria Formosa, encontrei o sítio já completamente em ruínas. Não percebo como se deixa algo daquela dimensão entrar em ruína tão profunda em tão pouco tempo. Suspeito que tenha sido projecto financiado por fundos europeus. Não percebo como se faz algo daquela dimensão e depois se abandona COMPLETAMENTE.
Imagem de perfil

Manuel Joaquim Sousa a 20.04.2013

O nosso país está recheado de casos muito complicados e que roçam ao ridículo. Assim não vamos para a frente.

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags