Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BLOGUE DO MANEL

A vida tem muito para contar e partilhar com os demais. Esta é a minha rede social para partilhar histórias, momentos e pensamentos, a horas ou fora de horas, com e sem pés nem cabeça. Blogue de Manuel Pereira de Sousa

BLOGUE DO MANEL

A vida tem muito para contar e partilhar com os demais. Esta é a minha rede social para partilhar histórias, momentos e pensamentos, a horas ou fora de horas, com e sem pés nem cabeça. Blogue de Manuel Pereira de Sousa

VITÓRIA DE OBAMA - O HOMEM POR QUEM ROMNEY REZA!

Manuel Pereira de Sousa, 07.11.12

 “Este é um momento de grandes desafios para a América e rezo para que o Presidente tenha sucesso em conduzir a nossa nação”.

São palavras públicas de Mitt Romney no seu discurso, onde assumiu a derrota eleitoral, naquelas que foram as eleições mais disputadas e mediáticas dos EUA e até mesmo no mundo. Crente ou não, Barack Obama vai necessitar bem da ajuda divina para governar nos próximos quatro anos, apesar de este ser o seu último mandato.

O atual e reeleito Presidente saiu vitorioso, por ter quebrado a regra em que não se reelegem Presidentes em tempos de crise económica e com taxas de desemprego elevadas.

Os EUA, tal como os países Europeus, tem alguns problemas económicos e orçamentais por resolver e para os quais necessita de rigor e grande contenção, para evitar o aumento da dívida pública - que poderá atingir dentro de quatro meses os 16,4 biliões de dólares - e de défices de contas públicas excessivos.

No seu discurso de vitória, Obama lembra que temas como a reforma da emigração e política energética, dependente do petróleo serão prioridade, assim como, uma reorganização fiscal. O mundo ficará atento à continuidade de política externa, sobre a qual se espera mais ação que promessas como aconteceu no primeiro mandato – resolver a questão de Guantánamo, a retirada definitiva das tropas do Afeganistão e do Iraque e intervenção no processo de paz entre Israel e a Palestina.

É certo que o Presidente se mostra com mais otimismo e com mais coragem para o próximo mandato, apesar do caminho ser bastante difícil. Os votos no colégio eleitoral foram 303 (acima dos 270 que determinam a vitória), mas a Câmara dos Representantes ficará sob o domínio dos Republicanos, que poderão impugnar muitas das decisões que os democratas tentem aprovar.

Prefiro um Obama, que um Romney. O que vos parece?


Remendo: Barack Obama forçado a negociar com republicanos para evitar precpício fiscal

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.