Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MANEL

A vida tem muito para contar e partilhar com os demais. Esta é a minha rede social para partilhar histórias, momentos e pensamentos, a horas ou fora de horas, com e sem pés nem cabeça. Blogue de Manuel Pereira de Sousa

BLOGUE DO MANEL

A vida tem muito para contar e partilhar com os demais. Esta é a minha rede social para partilhar histórias, momentos e pensamentos, a horas ou fora de horas, com e sem pés nem cabeça. Blogue de Manuel Pereira de Sousa

A JUVENTUDE NÃO ESTÁ NA IDADE

Manuel Pereira de Sousa, 13.08.12

Devo andar mesmo muito desactualizado com o que passa à minha volta. Será? Soube que ontem, 12 de Agosto, foi o Dia Mundial da Juventude. Soube no comboio, ao meio da tarde, já grande parte do maravilhoso dia tinha decorrido. Estava no comboio quando o cobrador disse a um jovem que o bilhete era gratuito, para ele, por causa do dia mundial da juventude. Eu tive de pagar porque não sabia; além disso, não sei até que idade me posso considerar como jovem. Se calhar já devo ser considerado como maduro a caminhar para a velhice - a avaliar que agora andamos tortos, a cair aos pedaços desde muito jovens e com menos resistência que muitos idosos, que por aí andam a vender saúde.

As dores e aflições é coisa de que não me queixo (felizmente) - quero com isto dizer que me sinto o verdadeiro jovem de vinte anos. Mas, independentemente de me sentir jovem, os critério para avaliar se o sou e se posso beneficiar de um bilhete gratuito de comboio são iguais para toda a gente, qualquer que seja a mentalidade interior. Mas, a realidade é que muitos jovens estão tão velhos que já mereciam o distintivo de terceira idade, de tão comidos que estão quando saem das Universidades - o que lhes injectam quando por lá andam?

Esta iniciativa seria de louvar se fosse dedicada a quem realmente se sente jovem, independentemente da idade - coitado do cobrador se tivesse que fazer a sua análise se o passageiro jovem ou não, para no fim cobrar bilhete.

Além disso, procuro fazer parte da pequena percentagem de jovens que pratica algum desporto e que não quer ficar o dia inteiro no sofá a "anhar" e a contribuir para a obesidade - dizem que cada vez há mais jovens que não praticam exercício e com isso contribuem para o envelhecimento prematuro da sociedade.

 

Como devem imaginar estou a arranjar desculpas para me considerar jovem e, por isso, não ter de pagar bilhete para andar de comboio. Como qualquer um, desejaria não ter de pagar - faz parte da génese de português (se assim não fosse era estrangeiro).

 

Para quando um dia dedicado ao pessoal de mente jovem e espírito aberto independentemente da idade? Do género: Dia Mundial da Juventude Interior.

Alguma sugestão?