Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


MANUEL DE OLIVEIRA ALGUÉM SE LEMBRA?

por Manuel Joaquim Sousa, em 10.04.15

Deixei o tempo passar. Foi intencional. Queria que passassem alguns dias para falar de Oliveira – o cineasta. Durante alguns dias que sucederam à sua morte foi a figura central das nossas notícias – ainda bem. Ainda bem que alguma vez este homem mereceu a atenção dos portugueses, a atenção que merecia em vivo. O Homem tem esta fraqueza. A fraqueza de lembrar das pessoas quando estas partem. Fica o sentimento. Fica a memória. Fica o arrependimento de não se ter dado a devida importância enquanto a sua alma esteve entre nós. Não se trata apenas de um mal português. É mais que isso. É um mal da Humanidade. Um mal que se repete e repetirá até ao final da nossa existência. Criticamos a atitude. Caímos sempre nela. Não há remédio. Interessante os inúmeros comentários que ouvi e li. Havia muito sofrimento e sentido de perda no ar. Excessos. Simplesmente excessos de muitos quem nem um filme viram. Excessos de muitos que torceram o nariz quando se tratava de ver um filme de Manuel de Oliveira. Abriram a boca. Na hora da sua morte chora-se lágrimas de crocodilo. É socialmente aceite. Fica bem comentar a beleza artística de Oliveira.

Procurei não cair nesse erro de comentários. Estaria a ser hipócrita. Nunca vi um filme do Manuel – podem-me condenar por isso. Inculto. Sim, podem-me apelidar disso mesmo – é uma verdade. Nunca vi porque nunca se proporcionou. Pode ser que um dia se proporcione. Nesse momento, poderei tecer algum comentário. Quando o fizer serão poucos a fazer um like na minha página. Facilmente se esquece. A memória só é lembrada quando se morre. Tudo o resto é História.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De O Homem Certo a 24.04.2015 às 00:29

Acho que foi um homem que não se pode queixar do reconhecimento geral do seu trabalho, podiam muitos não terem visto os seus filmes, mas todos sabiam quem era, muitas vezes isso, só por si quer dizer muita coisa

Comentar post




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa




Tags

mais tags